Espaço numérico digital destinado à circulação de informações culturais e de idéias provenientes de pessoas e dos afins dos descendentes físicos ou do pensamento de Mathias Simon (*05.05.1788 –+16.04.1866) e que ele materializou, em 1829, na migração com a sua família para a América.

Criação e coordenação de Círio SIMON

WWW.ciriosimon.pro.br

http://profciriosimon.blogspot.com/

ciriosimon@cpovo.net

Trav. Pedro Américo, nº 28 ap.11

CEP 90.555-100 - Porto Alegre - RS


sexta-feira, 20 de maio de 2011

SIMON CULTURAL - Complemento 04



SENTIDO do NOME MATHIAS

Fig 01 – O APÓSTOLO MATIAS num ICONE MODERNIZADO
O nome Mathias, tantas vezes repetido na genealogia dos Simon, possui uma possível explicação na cultura da região geográfica de origem do patriarca desta família no Brasil. Uma das explicações é que Mathias Simon nasceu na Diocese de Trier na Alemanha no dia 05 de maio de 1788. A cidade de Trier venera as relíquias da São Matias cuja comemoração litúrgica ocorre no dia 14 de maio. Uma das explicações plausíveis é que os pais o batizaram no 14 de maio dia da festa de São Mathias. Em muitas culturas a data do dia onomástico é mais festejado do que o dia do nascimento físico de uma pessoa. Contudo ainda não temos o registro de batismo de Mathias Simon que poderia confirmar esta especulação.

Fig 02 – SÃO MATIAS em ESTÁTUA de ESCULTOR CONTEMPORÂNEO

Segundo a lenda, Santa Helena, a mãe do Constantino Magno, teria levado para Roma os restos mortais de São Matias e entregue uma relíquia deste santo para a cidade de Trier (Treveris) Trier .

Fig 03 –TRIER:  MOSTEIRO SÃO MATIAS Beneditino

O Apostolo Matias.
Um dos primeiros Atos dos Apóstolos foi completar o número de 12 com a finalidade de substituir o lugar do traidor Judas Escariotes. Eles escolheram Matias entre os 72 discípulos diretos de Cristo. Este fato está documentado no 1º capítulo dos Atos dos Apóstolos, versículos 15 até 26. A partir deste registro há diversas versões da vida deste apóstolo. Existem, inclusive, diversas versões de um Evangelho  atribuído ao Apóstolo Matias.

Fig 04 – CIDADE de TRIER - PRAÇA do MERCADO  

A cidade de Trier e a diocese romana e a cristã.
Após a conquista da Gália, Trier era um dos pontos extremos do Império Romano. Situada no lado de cá (para a América) do Rio Reno que formava a fronteira deste vasto Império. Além do lado militar, a cidade recebeu os mais diversificados equipamentos públicos e particulares que uma cidade romana importante ostentava. No caso da fronteira era uma espécie de propaganda do império para atrair, pelo luxo e comodidades, os chefes bárbaros e mostra-lhes o que Roma podia oferecer além de guerras.

Fig 05 – HERMESKEIL - IGREJA ATUAL  

Antes da era cristã esta região formava uma diocese romana. Com Constantino, convertido o cristianismo foi oficializado como religião Estado, as chefias destas dioceses foram entregues aos bispos cristãos. Assim Trier foi a primeira diocese cristã dos povos de fala germânica.
Há versões que o próprio Constantino teria visitado esta cidade. A mãe deste imperador, Santa Helena, teria enviada uma parte das relíquias de São Matias para Trier que ela havia recuperado nas suas pesquisas e intervenções em Jerusalém

Fig 06 –TRIER:  Igreja do Mosteiro Beneditino de SÃO MATIAS

Hermeskeil e a diocese  de Trier
Até o presente a cidade de Hermeskeil pertence à diocese de Trier. Como tal Hermeskeil também pertenceu a administração francesa entre 1894 e 1814. Nesta época Mathias freqüentou a escola e serviu no exército. Assim a formação de Mathias, como os seus primeiros serviços públicos, ocorreram sob esta administração que era herdeira direta da Revolução Francesa e do seu Primeiro Império.

Fig 07 – HERMESKEIL PLACA  da ENTRADA ATUAL

As mudanças que esta Revolução introduziu na cultura e na percepção da contemporaneidade deixaram as marcas na região. Assim não é ocasional esta autonomia que Trier goza no âmbito da formação da atual Alemanha e mesmo nos dias atuais ainda ostenta como identidade regional própria no  distrito de Trier-Saarburg



FONTES
Apóstolo Matias
Abadia Beneditina de SÃO MATIAS 

A cidade de Trier

Diocese de Trier
Hermeskeil

Nenhum comentário:

Postar um comentário