Espaço numérico digital destinado à circulação de informações culturais e de idéias provenientes de pessoas e dos afins dos descendentes físicos ou do pensamento de Mathias Simon (*05.05.1788 –+16.04.1866) e que ele materializou, em 1829, na migração com a sua família para a América.

Criação e coordenação de Círio SIMON

WWW.ciriosimon.pro.br

http://profciriosimon.blogspot.com/

ciriosimon@cpovo.net

Trav. Pedro Américo, nº 28 ap.11

CEP 90.555-100 - Porto Alegre - RS


domingo, 8 de maio de 2011

SIMON CULTURAL - Complemento 01



REGISTRO  do CASAMENTO CIVIL de MATIAS SIMON

HERMESKEIL  em 09 de fevereiro de 1815

(Transcrito  do “Livro do Estado Civil das Pessoas” ,

do Registro Civil de Hermeskeil. Nº 23/1815)



Nº 23 –   No ano de mil oitocentos e quinze, a nove de fevereiro, às oito horas da manhã, apresentaram-se ao funcionário adjunto, na ausência do titular, Jacok Lindenfesld, no cartório de Registro  Civil do município de Hermeskeil, no cantão dos mesmo nome:

Mathias Simon: moleiro, nascido e residente no moinho de Hermeskeil, com idade de vinte e seis anos, conforme certidão de nascimento anexo; filho maior  de Wendel Simon, antigo moleiro no mesmo lugar, como afirmam sob juramento, sua mãe adiante nomeada e as quatro testemunhas nomeados no fim, sendo sua mãe Katharina Jost, viúva, sem profissão,  residente no moinho citado, em nossa presença e espontaneamente e

Margarida Würst; sem profissão, residente em Waldweiler, onde também nasceu; com idade de  dezenove anos, conforme certidão de nascimento anexo, filha menor de Nikolaus Würst e Margarethe Jost, que foram agricultores em Waldweiler, ambos falecidos, conforme certidão de óbito anexa; a qual recebeu autorização para o presente ato do conselho de família, tomada de forma devida diante do juizado de Paz da comarca de Hermeskeil.

Eles nos solicitaram proceder ao solene reconhecimento legal de sua promessa de casamento, já que, feitas as proclamas de casamento – das quais a primeira foi publicada no dia dezenove do passado mês de janeiro e a segunda no dia cinco do corrente mês, sempre á hora do meio dia – não foram apresentados impedimentos ou outras objeções em contrário.

Sendo que nada foi oposto à realizações dos esponsais e como também foram feitas as publicações por parte do prefeito de Kell, não sendo apresentado impedimento, conforme o mesmo nos comunica em notificações oficial; visto que os noivos em tudo observaram as normas legais no que concerne à necessidade de consentimento e todas as formalidades prescritas em Lei foram cumpridas, como consta do que foi dito, nós funcionário adjunto do titular do Cartório de Registro Civil do município de Hermeskeil, depois de lidos em voz alta todos os documentos citados e tendo explicado aos noivos os direitos e deveres dos cônjuges,segundo o teor do Capítulo Sexto do Título Nono do Primeiro Livro do Código Civil, perguntamos ao noivo Mathias Simon se queria receber por mulher sua noiva Margarethe Würtz: da mesma forma perguntamos à noiva Margarethe Würtz se queria receber por marido Mathias Simon; como os dois responderam “sim” à pergunta, declaramos unidos cônjuges Mathias e Margarethe Würtz.

E sobre isso, confeccionamos, em original duplo, a presente certidão, na presença de quatro testemunhos, a saber:

. em primeiro lugar, Johannes Brückner, 22 anos;

.  em segundo lugar, Johannes Dehring, 43 anos;

. em terceiro lugar, Martin Gerheld, 55 anos, todos agricultores em Hermeskeil e que não são parentes;

. em quarto lugar, Nikolaus Hermesdorf, agricultor em  Waldweiler, 45 anos, parente da jovem esposa.

Essas testemunhas, depois da leitura em voz alta, assinaram o presente ato, juntamente com o jovem esposo, enquanto a jovem esposa e a mãe do esposo declararam não saber assinar.

Acontecido em Hermeskeil, no dia, mês e ano, como acima.  -.



Johan Dehring                 Mathias Simon

Johannes Brückner

Nikolas Hermesdorf                     Martin Gerheld

Adjunto do titular Samson

Xerox do REGISTRO CIVIL de MATHIAS e MARGARIDA SIMON

FONTE:
Documentos: Novas descobertas
na Família Simon: Saiba o nome dos pais e irmãos de Mathias. JORNAL dos SIMON. Porto Alegre : AFSA,  Ano II Nº 3 fevereiros de 1979  – p. 3


SENTIDOS do REGISTRO do CASAMENTO CIVIL de MATHIAS e MARGARIDA.

Um documento de época:que expõe a estrutura administrativa civil de Hermeskeil e das práticas herdadas da recente administração revolucionária francesa,  entre os anos de 1794-1814.

Documenta apropriação civil do ritual, do imaginário e das praticas do casamento da nobreza.

Amostra de uma sociedade civil contratual em construção que registra, por escrito,  um ato das práticas contratuais reguladas pelo código civil elaborado e aprovado sob a ótica do iluminismo.

Índice da prática de cidadania de duas pessoas livres que deliberam e decidem celebrar um contrato público.  Não se trata mais de relações servis medievais, muito menos do estatuto legal da reprodução escrava,  ainda vigente no Brasil da sua época.

O ato público do casal sublima a Natureza bruta e o inscreve no âmbito de uma civilização contratual dada.

O documento expõe o circulo das relações de amizades da família Simon. A maioria das testemunhas  declaram-se agricultores, mostrando a infra-estrutura vigente na época e local.

O documento é um projeto histórico de Mathias e Margarida. Eles assumem um projeto que os torna históricos. Livremente eles assumem a natureza do que decorreu deste registro público legal que é a gênese de uma  vontade coletiva constituinte da base de todos os  demais contratos dos  descendentes de Matias e Margarida Simon entre si mesmos e dos seus afins

Origem legal dos descendentes na atualidade  representa o ponto de convergência legal comum de toda a descendência de Matias e Margarida Simon



Veja o Sumário do BLOG SIMON CULTURAL em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário